Baseado no livro How Rich People Think (tradução livre “Como as pessoas ricas pensam?) de Steve Siebold, ainda não publicada em português, que pode ser encontrada aqui, separei para você 17 maneiras de pensar do rico que o diferencia da maioria.
Vale a pena a leitura, são crenças que muitas vezes estão enraizadas em nosso subconsciente e que precisam ser desfeitas, para que possamos desfrutar de uma vida de liberdade, riqueza e abundância.
#01 As pessoas médias pensam que o DINHEIRO é a raiz de todo o mal, as pessoas ricas acreditam que a POBREZA é a raiz de todo o mal
Essa sem dúvida é umas das maneiras de pensar mais comuns nas pessoas, porque nos leva a acreditar que para ser rico, você tem que ser desonesto, ter muita sorte ou ter herdado da sua família.
Um outro pensamento que as pessoas relacionam a essa crença, é o que é dito na bíblia em Timóteo 6:10, que diz, “O amor ao dinheiro é a raiz de toda sorte de coisas prejudiciais”, e também em Mateus 19:24 e repetida em Lucas 18:25 e Marcos 10:25, que diz, “é mais fácil um camelo entrar pelo buraco da agulha do que um rico entrar no reino de Deus”.
São inúmeras as interpretações erradas da bíblia, e sem dúvidas essas, se forem interpretadas literalmente, fortalecem a crença que ser rico é pecado e ser pobre é uma virtude.
Quanto a primeira sobre o amor ao dinheiro, é realmente condenável biblicamente, porque qualquer coisa que seja colocada acima do amor a Deus na bíblia é condenável, então se o amor ao dinheiro for maior que o amor a Deus, é pecado segundo a bíblia.
Quanto a segunda, se refere a história de um jovem rico que se aproximou de Jesus e perguntou como conseguir a vida eterna.
Jesus respondeu que ele deveria doar tudo aos pobres, justamente para descobrir o que era mais importante para ele: a riqueza ou a vida eterna, e ele foi embora triste.
Veja que nos dois casos, o pecado aqui é a ganância, a idolatria do dinheiro, a avareza, a mesquinhes em trocar o dinheiro por viver eternamente.
Não há pecado algum em querer a liberdade, riqueza e abundância, ou em querer ter uma vida triunfante e feliz financeiramente. O importante é não ser um idólatra avarento colocando o dinheiro acima da sua qualidade de vida e também acima de viver eternamente (que é uma promessa da bíblia para quem crer em Jesus, ao qual o jovem não quis aceitar o desafio).
#02 As pessoas médias pensam que querer ser rico é sinônimo de ser egoísta, os ricos pensam que ser pobre não é virtude
Acreditar que, querer, ter vontade e lutar para conseguir sua liberdade financeira, a ponto de não precisar mais vender seu tempo para um patrão, ou economizar para chegar a sua velhice e ter uma aposentadoria, é egoísmo, não é muito sábio.
Os ricos sabem que ser pobre não é virtude, se você não está cuidando de você, não está em condição alguma de ajudar alguém a ter uma vida melhor, essa é a verdade.
Ser rico, definitivamente não é, sinônimo de egoísmo, assim como ser pobre não é virtude e sinônimo de altruísmo.
Pare de confundir as coisas e aprenda com os ricos a ter uma melhor e mais saudável vida financeira.
#03 Os pobres tem uma mentalidade de sorte e loteria, as pessoas ricas têm uma mentalidade de ação
Enquanto as massas estão decidindo qual número da Mega Sena deve escolher, os ricos estão decidindo qual projeto fazer primeiro.
Enquanto as massas entregam tudo na mão de Deus e esperam pelo governo, chefe ou cônjuge, os ricos estão resolvendo problemas.
Enquanto os pobre esperam o final de semana, os ricos vivem o domingo como se fosse uma segunda-feira intensa, e a segunda como se fosse descanso, na verdade está distinção de dias de semana não pode existir se você faz o que gosta.
#04 As pessoas médias acreditam que o caminho do sucesso é pavimentado pela educação formal, os ricos acreditam que precisam de conhecimentos específicos
A mentalidade de que o sucesso depende de fazer uma boa faculdade, é uma mentalidade da classe média.
Os ricos selecionam o que precisa aprender para alcançar aquilo que deseja. Enquanto as massas estão convencidas de que um mestrado e doutorado pode mudar a vida de uma pessoa, mudando seu nível de consciência, os ricos não estão interessado no meio, mais no resultado final.
#05 A classe média lembra com saudade dos velhos tempos, os ricos não são nostálgico
“Ah! Como era bom no passado, você juntava um dinheirinho colocava na poupança e vivia de juros, hoje tudo mudou”.
Ainda ouço alguns tios meus relembrando os velhos tempos. Enquanto eles lembram dos velhos tempos de “vaca gorda” o rico criou seu próprio futuro.
Os ricos colocam a mão na massa, não para, sonha, pensa, reflete e vive com a cabeça no futuro. Passado é passado, vamos para a frente, só o futuro importa.
#06 A maioria das pessoas vê o dinheiro com emoção, os ricos enxergam de forma lógica
A maioria pensa baseada unicamente no medo de perder, e perde oportunidades, o rico pensa em ganhar e vê o dinheiro como uma ferramenta, uma maneira de se alcançar seus objetivos que se apresenta por opções e oportunidades.
Quando o medo de perder é maior que a vontade de ganhar, muitas oportunidades escorrem pelos ralos, portando o dinheiro deve ser tratado como uma ferramenta que gera opções e oportunidades, não de maneira impulsionada pelo pensamento da escassez que diz, “se você perder, tudo está acabado, você será arruinado”.
O rico pensa, “bom, perdi, e isso é passado”, como posso trabalhar para ganhar novamente? Vive no estado de abundância e não de escassez.
#07 As pessoas médias fazem o que não gostam pelo dinheiro, o rico segue sua paixão
“Para as pessoas de classe média parece que os ricos estão trabalhando o tempo todo”, diz o autor Steve Siebold. Mais eles estão fazendo o que amam, e encontraram uma maneira de ser remunerados por isso.
Por outro lado, a classe média aceita empregos que não gostam porque eles precisam do dinheiro e eles vem sido treinados na escola e condicionados pela sociedade a viver em um mundo de pensamento linear, que equivale a ganhar dinheiro com estorço físico ou mental.
Não é a toa a crescente demanda por remédios para frustração, ansiedade, medo e tristeza, é natural que com o numero crescente de pessoas fazendo o que não gosta, e muitas vezes contrário até a seu próprio talento, essas pessoas estejam passando por maus bocados, vivendo de maneira depressiva e descontente.
Resumindo, os ricos fazem o que tem paixão por fazer e procura como ser remunerado por isso, a classe média faz o que consegue lhe gerar um salário, não dando importância se é ou não apaixonado, se está satisfeito ou não, afinal eles precisam do bendito dinheiro.
#08 A classe média morre de medo da frustração, o rico não a leva muito a sério
“Psicólogos e outros especialistas em saúde mental, muitas vezes aconselham as pessoas a definir baixas expectativas para a sua vida, para garantir que eles não sejam decepcionados”, escreve Siebold.
Mais ele diz que, “ninguém jamais ficará rico e viverá os seus sonhos sem grandes expectativas”. E sim, a frustração não é um acidente, a frustração é parte do processo.
#09 As pessoas de classe média acreditam em FAZER algo para ficar rico, o rico pensa em SER algo para ficar rico
“Por isso que pessoas como Donald Trump vai de milionário para nove bilhões de dólares em dividas, volta e fica mais rico do que nunca, e depois se torna-se presidente dos EUA”, escreve ele.
“Enquanto as massas são fixadas em ter resultados imediatos em suas ações, os grandes estão aprendendo e crescendo com cada experiência, se é um sucesso ou se é um fracasso, conhecendo a sua verdadeira recompensa, plantando pacientemente ele vai se tornando uma máquina de sucesso humano, que eventualmente produz excelentes resultados”.
#10 Pessoas da classe média acreditam que precisam ter dinheiro para ganhar dinheiro, o rico usa o dinheiro de outras pessoas para ganhar
Quem nunca pensou que é necessário dinheiro para ganhar mais dinheiro que atire a primeira pedra, mas Siebold diz, “os ricos não têm medo de financiar o seu futuro a partir de bolsos de outras pessoas”.
“As pessoas ricas sabem que não tem liquidez suficiente para pagar pessoalmente algo que é relevante e que pode gerar fortuna. A verdadeira questão é: “e isso vale a pena comprar, investir, ou perseguir?”, escreve ele.
#11 A maioria das pessoas acreditam que as bolsas são movidas pela lógica e pela estratégia, mais os ricos investidores conhecem a natureza humana
Investir com sucesso no mercado de ações não é apenas sobre uma fórmula matemática fantástica.
“Os ricos sabem que as emoções primárias que impulsionam os mercados financeiros são o medo e a ganância, e este é o principal fator em todos os negócios”, e as tendências que observamos, escreve Siebold, são que, “este conhecimento da natureza humana e seu impacto sobre o comércio, da-lhes vantagem estratégica na construção de maior riqueza através da alavancagem”.
#12 As pessoas de classe média vivem acima de suas possibilidades, os ricos vivem abaixo delas
Não acredite que o que você vê é tudo, o que você vê (as aparências) do rico, são só aquilo que se dão ao luxo mostrar.
O rico vive abaixo de suas possibilidades sempre, ao contrário seria insustentável sua riqueza. Já a classe média costuma impulsionar a economia com sua ávida necessidade de aceitação satisfeita com compras, parcelas e dívidas acima de suas rendas.
#13 A classe média prefere ser entretida, os ricos preferem aprender algo
Quando se visita um rico, normalmente você vê uma ampla gama de revistas, livros, filmes e outras coisas que remetem o conhecimento sobre determinado assunto que lhe interessa, ou que lhe trouxe fortuna.
Na casa de um classe média você encontrará revistas de fofoca, romances, filmes de comédias e coisas que não tem nada a ensinar, somente com o foco de entretenimento.
#14 A maioria das pessoas acham o rico esnobe, o rico se cerca de pessoas com objetivos parecidos
Frases do tipo:
- Os ricos são tristes;
- Os ricos são metidos;
- Rico não gosta de pobre;
- Rico é esnobe;
- Que adianta riqueza se a família é uma desgraça?
Na verdade, essas frases, que são reflexos das próprias crenças, só fortalece a mediocridade da classe média, que procura criticar a maneira de viver do rico, desdenhando-o e justificando sua mediocridade.
O fato dos ricos terem sua roda social, vem exatamente do fato de que para ser rico ele sabe da necessidade de estar perto de pessoas com objetivos e interesses parecidos.
#15 A classe média foca-se em poupar, o rico em poupar para ganhar
O rico tenta ver o que ele vai ganhar com o risco que está correndo, já a pessoa de classe média pensa em como salvar o que eles conseguiram.
Essa diferença cria um abismo enorme de oportunidades entre o rico e a classe média. Com medo de perder a classe média nada ganha, é a regra da economia.
Sem risco, sem retorno!
#16 As pessoas de classe média querem viver confortavelmente, o rico encontra conforto na incerteza
Para a maioria, é preciso coragem para assumir os riscos necessários para tornar-se um milionário, pessoas de classe média preferem estar confortáveis.
“O conforto físico, psicológico e emocional é o principal objetivo da mentalidade da classe média”,
escreve Siebold, os ricos aprendem desde cedo que se tornar um milionário não é fácil e a necessidade de conforto pode ser devastador. Eles aprendem a estar confortáveis ao operar em um estado de incerteza em curso.
#17 Pessoas da classe média acreditam que devem escolher entre ser rico e ter uma família, os ricos sabem que podem ter os dois
“A ideia de que a riqueza toma o tempo da família é nada além de uma lenda”, diz Siebold, “as massas têm sofrido uma lavagem cerebral para acreditar que é um uma equação”, escreve ele, mas não é.
“Os ricos sabem que você pode ter o que quiser, se você aproximar o desafio da família com uma mentalidade enraizada no amor e abundância”.
Conclusão
E aí, o que achou do artigo, não deixe de escrever um comentário, compartilhar nas redes sociais ou somente curtir. Essa é a maneira de sabermos o quanto isso realmente te ajudou.
Referências
http://www.rsvlts.com/2012/09/06/21-ways-rich-people-think-differently-than-average-people/
https://boldanddetermined.com/the-21-rules-of-the-rich-and-how-you-can-emulate-them/
https://queroficarrico.com/blog/2015/09/10/mitos-dinheiro/
Quer receber gratuitamente conteúdos VIP em seu e-mail?
Insira o seu melhor endereço de e-mail abaixo
Pingback: O que Flavio Augusto da Silva tem a dizer sobre o sucesso?()