O que Flavio Augusto da Silva tem a dizer sobre o sucesso?

Conheça nossos materiais educativos

Para quem não sabe Flavio Augusto da Silva é um dos empresário mais bem sucedidos e carismático do Brasil. Mais se você chegou aqui por causa do título desse artigo, você já deve conhecê-lo, não é verdade?

No seu livro “Geração de Valor I – Compartilhando Inspiração”, que por acaso é um sucesso de vendas, em particular aos jovens que terão um choque de realidade, e por que não dizer também um choque de capitalismo e suas regras, ele dá duas listas com os benefícios e os riscos de se chegar ao topo.

Sem dúvida, Flavio Augusto da Silva tem toda a propriedade para dizer isso, apesar de em alguns pontos eu não concordar completamente, mais discutiremos isso durante o artigo.

Então vamos a lista de quatorze benefícios e riscos que o sucesso pode trazer a uma pessoa, segundo Flavio Augusto da Silva.

Benefícios do sucesso segundo Flavio Augusto da Silva

Benefícios do sucesso segundo Flavio Augusto da Silva

 

Viagens

Segundo ele, ter a vantagem de poder viajar para onde e quando quiser é um dos benefícios de ser um bilionário.

Ele vê isso em particular pelo fato de poder ir em épocas de baixa temporada e não ter que ir somente nas férias, ou quando todo mundo já está lá. Poder curtir quando todos estão trabalhando, é uma vantagem que ele não abre mão.

Educação

Sem dúvida alguma, quem tem dinheiro tem muito mais oportunidades de ter uma educação formal mais apropriada. E não é só isso, a oportunidade de conhecer pessoas do mesmo nível social é ímpar, e que Flavio Augusto da Silva não abre mão, e que para ele é uma vantagem.

Saúde

Há uma preocupação muito grande com a saúde entre os ricos, alguns condomínios americanos de alta classe contam com médico 24h para quem precisar. A verdade é que muitos milionários sabem que muitas vezes ter dinheiro também significa poder viver mais.

Leia Também:  Como ter dinheiro em épocas de crise?

Flavio Augusto da Silva sabe disso, e também coloca a possibilidade de poder contar com o que há de melhor em termos de medicina, quando precisar, como uma vantagem de se ter sucesso e dinheiro.

Ajuda a família

Outra vantagem em ser um bilionário, segundo ele, é poder ajudar a família, realmente não sei bem como ele lida com isso, mais ele pelo jeito ajuda a família.

E para ele poder ter essa possibilidade, é uma vantagem, já que quem não têm, pode pouco ajudar.

Não pagamento de juros

Está aqui algo que segundo ele também é uma vantagem, comprando à vista você não fica refém de nenhuma instituição financeira, pagando o custo do dinheiro que não tem no momento.

Não sei como ele lida com a questão do financiamento para ganhar mais, será que não precisou de empréstimos para ter o que tem? Bem, isso ele não respondeu.

Compras no exterior

Ele acha vantajoso também, poder comprar mais barato no exterior, coisa que a maioria das pessoas não tem acesso. Aqui está algo que é mais uma vantagem segundo ele, poder ter acesso a algo que os outros não tem.

Trabalhar no que gosta e não pela sobrevivência

Todos nós sabemos que são raras as pessoas que fazem o que realmente amam, e alguém que já tem dinheiro suficiente pode escolher fazer aquilo que realmente gosta, e não ficar em um lugar chato que não gosta, simplesmente por que precisa do dinheiro.

Risco do sucesso segundo Flavio Augusto da Silva

Risco do sucesso segundo Flavio Augusto da Silva

Perder a identidade

É muito fácil um bilionário perder a noção da sua identidade. Da onde veio, como chegou lá, e considerar-se o mais poderoso do mundo.

Leia Também:  Como o rico pensa? 17 maneiras de pensar do rico que o diferencia da maioria

Segundo ele, perder a identidade é um risco para quem consegue chegar ao topo, porque se isso acontecer, isso pode trazer a ruína.

Deixar a vaidade subir a cabeça

Na mesma linha de raciocínio de perder a identidade, achar-se o melhor, o superior, e tornar-se arrogante pode estragar tudo.

É muito importante manter a vaidade sob controle para, que não se torne insuportavelmente arrogante, e com um ar de superioridade que ninguém aguenta ficar perto.

Tornar-se fútil

Tornar-se fútil segundo ele, significa alguém que não acrescenta nada a ninguém, não agrega em nada e não tem nenhum sonho ou ambição para qual lutar.

Para ele ser bilionário e não ter uma missão de vida, um objetivo grandioso, um sonho, e um caminho a percorrer, pode levar a futilidade, uma pessoa rica mais sem valor para a sociedade.

Não saber administrar seus sucessores

Assim como a saúde, uma outra preocupação pouco conhecidas entre os bilionários é a questão da sucessão. Por mais que saibam que contam com tudo o que há de melhor em termos de saúde, sabem que não há vida eterna na terra.

Por isso há uma grande batalha para preparar quem vai ser o substituto, basta pegar uma revista Exame que você verá sempre reportagens mostrando a preocupação de grandes empresários a respeito de quem vai substituí-lo.

Simplesmente porque deve ser extremamente frustrante saber que tudo o que construiu, pode acabar em pouco tempo se ficar nas mãos de pessoas despreparadas.

Não saber lidar com os interesseiros

Conforme sua classe social vai melhorando, vão surgindo pessoas que querem se beneficiar também de suas conquistas. Segundo Flavio Augusto da Silva isso pode ser um risco, não sei bem o que ele quer dizer com isso, mais segundo ele interesseiros podem arruinar sua vida, se você chegou ao topo.

Leia Também:  Quero ficar rico: 6 atitudes de bastidores que formam milionários mas que as pessoas evitam (a quinta é crucial!)

Não conseguir cultivar valores simples

Isso também ter a ver com se tornar fútil, não cultivar valores como família, amor, cumplicidade (que é uma das coisas que ele presa muito). Segundo ele, não saber lidar com valores simples é um risco para quem alcançou o topo.

Perder a percepção de realidade do mundo

O dinheiro pode trazer uma falsa sensação de que tudo é simples e fácil, o que distorce completamente a realidade, que é dura, fria e não tem dó de ninguém.

Por isso que segundo Flavio Augusto da Silva, perder essa noção da realidade, ou ter uma visão de mundo distorcida da verdade, de como o mundo e a vida é, é um risco para as pessoas que alcançaram o sucesso.

E você, o que acha? Concorda com os pontos destacados pelo Flavio Augusto da Silva, compartilhe, deixe seu comentário, para que possamos continuar a trazer para você conteúdos e artigos como esse aqui no Degraus da Riqueza.

Veja também:

Como o rico pensa? 17 maneiras de pensar do rico que o diferencia da maioria

Gerenciador Financeiro Pessoal: Os 10 aplicativos mais bem avaliados pelos usuários

Como ficar rico como Carlos Wizard Martins? 7 passos que mudaram a sua vida e que podem mudar também a sua

Quer receber gratuitamente conteúdos VIP em seu e-mail?

Insira o seu melhor endereço de e-mail abaixo >