Podemos dizer que as planilha de gastos pessoais foi o meio termo da evolução do controle financeiro pessoal.
Há um tempo atras, a maioria dos educadores financeiros ensinavam que a forma mais eficaz de controlar os gastos era andar com um bloco de anotação e uma caneta no bolso.
Então, quando os computadores pessoais ganhavam cada vez mais espaço, e com o surgimento do Excel milhares de pessoas começaram a utilizar as planilha de gastos pessoais para controlar suas receitas e despesas.
Sem dúvida tanto o bloco de anotação, quanto as planilha de gastos pessoais são excelentes ferramentas, mais agora entramos um uma nova evolução dos controles de gastos pessoais.
Com os dispositivos móveis tomando conta dos lares, e a facilidade que a mobilidade trouxe para as pessoas, os blocos de anotações ganharam vida, de papel para aplicativo.
Hoje existem milhares de aplicativos para controlar os gastos pessoais, e tem vantagens muito melhores do que as opções anteriores (bloco e planilhas.
Veja algumas das vantagens em seu usar um aplicativo para controlar os gastos pessoais:
-
Mobilidade: Quem hoje não tem um smartphone? Ou, que lugares que você vai que não leva junto seu celular? Lançar exatamente na hora em que as despesas ou receitas ocorrem é uma vantagem em relação as planilha de gastos pessoais.
-
Facilidade: É fácil fazer o lançamento das despesas e receitas nesses aplicativos e não leva tempo.
-
Painel de Controle: Feito os lançamentos você não precisa perder tempo tabulando dados ou criando gráfico, orçamentos e indicadores. Está tudo lá, basta lançar corretamente que o relatório é automático.
-
Plano de contas: Criar um plano de contas que se adapte as suas próprias receitas e despesas é muito fácil e você pode controlar exatamente quanto tem em cada conta com muita facilidade.
-
Orçamentos e metas: Em alguns aplicativos, além do controle você pode criar metas e orçamentos para cada tipo de receita ou despesas, conforme você vai lançando nas categorias eles vão somando e te mostrando se está dentro ou fora da meta para a categoria.
-
Regime de caixa ou regime de competência: Você pode escolher se lançara as receitas e despesas no dia em que elas ocorrerem de fato, ou lançar a futuro, então quando chegar a data da efetiva transação você confirma ou não se houve de fato a transação.
-
Importação de extratos: Alguns desses aplicativos permitem que você importe os extratos de seu banco e simplesmente vá classificando as receitas e despesas que contiverem nele, é uma mão-na-roda quanto a facilidade de controle.
Não sei se você sabe, mais os simples fato de você começar a marcar as receitas e despesas, já cria mentalmente uma pré-disposição para você economizar, ou seja, se começar a marcar seu foco será automaticamente direcionado ao controle e você começará a economizar simplesmente porque anota.
Apesar da facilidade, você pode se perder com os centavos e perder o controle, para facilitar, sugiro que utilize o regime de caixa, ou seja, que marque só quando a receita ou despesas de fato ocorrerem.
Esqueça a funcionalidade de lançar a futuro que os aplicativos oferecem, eles darão mais trabalho para você, e vai te levando ao erro de lançar duplicado.
Aplicativos recomendados que substituem as planilha de gastos pessoais
Esses são alguns dos aplicativos encontrados que podem facilitar muito seu controle e sua vida financeira, te ajudando a controlar despesas, economizar e poupar.
Logo | Nome |
---|---|
![]() |
Finanças Pessoais |
![]() |
Organizze |
![]() |
Mint |
![]() |
Finance |
![]() |
Minhas Economias |
![]() |
Money Care |
![]() |
Money Wise |
Por que se deve controlar as finanças pessoais?
“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”.(William Edwards Deming).
Esse é o motivo pelo qual você deve controlas as suas finanças pessoais, se você não controla, você não terá sucesso, simples assim.
Se quer parar de trabalhar somente para pagar as contas, se quer mudar de vida, se quer deixar de ser um pagador e começar a ser um recebedor de juros, comece com esse simples passo, “o controle das finanças“.
Nesse nosso blog, você encontrará o caminho, ou melhor, os degraus para que você possa ter liberdade financeira, o que posso adiantar que o controle, ou seja, a gestão financeira pessoal, é o primeiro degrau da riqueza.
O que achou do artigo? Tem alguma dúvida? Não se constranja, caso queira questionar, criticar ou elogiar ou dividir sua experiencia, utilize o formulário abaixo e deixe seu comentário.
Que tal criar uma plano rápido e fácil e começar a poupar hoje mesmo? Lembrando que temos uma mapa totalmente grátis para você ver qual é a sua atual situação financeira , é grátis nesse >> link << , é livre de vírus.
Veja também:
Salário Mínimo: O Guia Absolutamente Completo e Atualizado
Como Anda as Ações Petrobras
Como Ficar Rico Como Carlos Wizard Martins: 7 Passos que transformaram a vida dele e que podem transformar também a sua
Quer receber gratuitamente conteúdos VIP em seu e-mail?
Insira o seu melhor endereço de e-mail abaixo
Pingback: Como eu faço para criar o hábito da poupança? - Degraus da Riqueza()
Pingback: Como Ficar Rico? (A pergunta de um bilhão) - Degraus da Riqueza()
Pingback: 5 fundamentos sobre como economizar dinheiro que você não aprendeu na faculdade - Degraus da Riqueza()
Pingback: Gerenciador Financeiro Pessoal: Os 10 aplicativos mais bem avaliados pelos usuários - Degraus da Riqueza()